CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO

As Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) são acordos firmados entre os Sindicatos de trabalhadores (profissionais) e as entidades que representam os empregadores.

Todo ano, na data-base de cada Convenção, inicia-se um processo de negociações que busca reajustes e pisos salariais, benefícios, direitos e demais ajustes necessários para o bom funcionamento das relações que envolvem a utilização de mão-de-obra empregada.

Os Sindicatos são autorizados a negociar em nome de toda categoria pelas respectivas assembleias gerais realizadas anualmente. Todas decisões estipuladas nas convenções coletivas transformam-se em direitos e deveres para todos os trabalhadores e empregadores da categoria.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Patrocínio e Região – SECPAR, mesmo em tempos difíceis como os de agora, finalizou as negociações em torno das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) das categorias representadas, garantido direitos, reajuste salarial e do piso normativo.

Sindicalize-se ao Sindicato para que possamos, juntos, lutar e garantir novas conquistas.

Direito Coletivo de Trabalho

Uma das principais funções do Sindicato é negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Nela são discutidos os direitos do profissional do comércio. Por isso, é importante que o trabalhador fique por dentro da Convenção vigente.
Aqui, disponibilizamos as CCTs para leitura. Mas antes, saiba mais sobre o que é Convenção Coletiva.

Você sabe o que é uma convenção coletiva?

Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) é um instrumento coletivo de trabalho firmado pelo Sindicatos de trabalhadores e  dos empregadores que geralmente ocorrem uma vez por ano, na data-base.

O que são negociados?

Nesta data, reajustes, pisos salariais, benefícios, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores serão objeto de negociações. Se os sindicatos estiverem de acordo com as condições estipuladas, assinam a Convenção Coletiva de Trabalho. O documento será registrado e homologado no órgão regional do Ministério do Trabalho (DRT).

O Sindicato dos Comerciários de Patrocínio luta por condições melhores de trabalho  através das Convenções Coletivas, buscando melhoria das remunerações, piso salarial, gratificações, valor das horas extras, entre outros direitos.

ACESSO ÀS CONVENÇÕES COLETIVAS

Para baixar a Convenção Coletiva de Trabalho ANO 2020 – CLIQUE AQUI

ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO 2020 – CLIQUE AQUI

Para baixar a Convenção Coletiva de Trabalho ANO 2019  – CLIQUE AQUI